Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Após bancos insistirem em proposta rebaixada, bancários vão às ruas

Imagem Destaque
Diretor do Sindicato em atividade do Dia Nacional de Luta, em frente de agência da Caixa na Avenida Paulista

Atualização: confira a negociação desta quarta, dia 31 e chamada para a assembleia

Diante da postura dos banqueiros - que mais uma vez insistiram em uma proposta rebaixada na última negociação da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2022 (campanha salarial), que começou na tarde de segunda-feira 29 e avançou pela madrugada desta terça 30 - os bancários estão mais uma vez mobilizados, nas ruas e redes, inclusive com paralisações em locais de trabalho, em novo Dia Nacional de Luta.

Os trabalhadores cobram uma proposta decente da Fenaban, que respeite e valorize os bancários, responsáveis pelos altíssimos lucros dos bancos.

Em São Paulo, as paralisações foram concentradas em agências e departamentos bancários localizados na região da Avenida Paulista, maior corredor financeiro da América Latina.

Os dirigentes do Sindicato dialogaram com os bancários sobre as reivindicações da categoria como, por exemplo, aumento real, PLR com aumento real, e reajuste maior na VA e VR; além de mobilizar a categoria para os próximos passos da Campanha dos Bancários 2022.

Proposta rebaixada

Em negociação da Campanha Nacional Unificada dos Bancários (campanha salarial) – iniciada na tarde desta segunda-feira 29 e que avançou pela madrugada de terça 30 – os bancos continuaram intransigentes na sua proposta, impondo reajuste abaixo da inflação e pretendendo substituir por aumento no vale-alimentação.

O Comando Nacional dos Bancários ficará de plantão até o final do dia desta terça-feira 30 e convocará assembleia para esta quarta 31.

“Insistimos muito no aumento real e a Fenaban continuou insistindo em dar um reajuste abaixo da inflação. Isso é um absurdo. A Fenaban não está valorizando os bancários, que tanto dão lucro aos bancos. Então, o Comando decidiu que não é possível continuar devido a intransigência dos bancos. Paramos a negociação. O Comando irá se reunir, a partir das 11h, para decidir os próximos passos. Já estamos chamando assembleias para quarta-feira 31, para que os bancários decidam os próximos passos da nossa categoria. O Comando estará aqui, em São Paulo, até o final do dia, aguardando se teremos uma nova mesa de negociação com a Fenaban.”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários

Saiba como foram as rodadas de negociação anteriores:

Saiba tudo sobre a Campanha dos Bancários 2022

seja socio